SISU

O QUE É O SISU?

O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, desenvolvido pelo Ministério da Educação, é o sistema que seleciona os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior utilizando a nota do Enem.

COMO FUNCIONA O SISU?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas comuns, de concorrência ampla, ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações. Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada de forma prioritária para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da lista de espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

QUAIS AS INSTITUIÇÕES E CURSOS PARTICIPANTES DO PROCESSO SELETIVO DO SISU?

As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo são disponibilizadas no portal do Sisu antes do período de inscrições.

COMO É FEITA A INSCRIÇÃO NO SISU?

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requeridos para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem.

Veja Mais: http://sisu.mec.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *