O que é e para que serve um DCE?

Cada setor da sociedade possui suas características e interesses próprios e busca seus meios para fazer suas idéias e propósitos serem realizados. Para o nosso setor, o estudantil, temos o DCE. Esta é a entidade representativa dos estudantes da Universidade e tem a finalidade de defender os direitos dos estudantes da universidade.

É o DCE que representa o corpo discente na reitoria e nos governos, levando suas reivindicações, propostas e idéias. E é também por meio dele que os estudantes devem dar sua contribuição para conquistarmos uma sociedade mais justa.

Além disto, é função do DCE promover a integração dos alunos da universidade, pondo em contato idéias, trabalhos, pessoas e experiências de todo o universo estudantil.

O DCE deve ser e ter espaço para que tudo isso aconteça e, para isso acontecer, este deve estar aberto às tais “idéias, trabalhos, pessoas e experiências”, criando projetos e eventos que possam congregar toda a heterogeneidade que comporta a universidade.

Pois bem. Em primeiro lugar, fazemos questão de dizer que somos estudantes normais, que vão às aulas, fazem pesquisas, vão bem ou mal nas provas e, além disto, nos dedicamos a atividades extracurriculares que, de uma forma ou de outra, têm algo a ver com o DCE. Acreditamos, então, que podemos colaborar com a nossa entidade representativa de acordo com a experiência de cada um. Na atual diretoria do DCE, a maioria dos seus integrantes nunca haviam participado de nenhuma outra gestão do diretório, e pela primeira vez, se contagiaram a participar de um processo que se propõe a melhorar a vida das pessoas a partir do seu papel na universidade e vieram discutir suas idéias conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *